Ao contratar um seguro para seu carro, provavelmente a palavra “sinistro” vai aparecer algumas vezes nas apólices que protegerão seu automóvel. Por isso, é preciso entender qual o significado desse termo e como agir, entrando em contato com a corretora para tomar as medidas cabíveis.
O que é um sinistro?
O que fazer em caso de sinistro?
Bateram no meu carro. Devo acionar o seguro?
Caso seu veículo tenha se envolvido numa colisão sem provocador determinado e não houver declaração de culpa do outro motorista, é possível que você precise acionar o seu seguro para garantir o reparo do seu veículo. Para isso, entre em contato com a Operacional pelo número do corretor que te atendeu no momento da contratação. Durante o contato, agende uma vistoria na oficina que irá reparar o automóvel. Lembrando que, ao escolher uma oficina referenciada, você terá direito a benefícios e descontos na franquia ou, então, a um carro extra. Depois de enviadas, as informações passam por uma equipe de análise para a constatação das coberturas. Em seguida, o veículo é vistoriado e liberado para reparo.
Bateram no meu carro e sou o terceiro, quais informações devo pedir para contatar o seguro da outra pessoa?Se o seu veículo foi atingido por outro e incontestavelmente você não teve culpa no acidente, então, você é considerado “terceiro” e também tem direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente. Anote corretamente os dados do motorista, como nome, endereço e o número da carteira de habilitação. Consulte também os dados do seguro para que você possa entrar em contato e registrar o aviso de sinistro de terceiro à seguradora. Depois de apresentar o boletim de ocorrência e a documentação necessária, você será encaminhado para uma oficina credenciada.
Bati o carro
Se o seu veículo foi atingido por outro e incontestavelmente você não teve culpa no acidente, então, você é considerado “terceiro” e também tem direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente. Anote corretamente os dados do motorista, como nome, endereço e o número da carteira de habilitação. Consulte também os dados do seguro para que você possa entrar em contato e registrar o aviso de sinistro de terceiro à seguradora. Depois de apresentar o boletim de ocorrência e a documentação necessária, você será encaminhado para uma oficina credenciada.
Roubaram meu carro
Em caso de roubo ou furto do veículo, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência. Em seguida, avise o seu corretor e a seguradora para que as equipes de análise façam a constatação das coberturas. Ela entrará em contato com você para comunicar todos os documentos que devem ser enviados. Assim, o processo de sinistro é finalizado e a indenização* é liberada.
*A indenização é creditada na conta informada pelo cliente.
Sempre é bom lembrar que, quando o acidente acontecer em vias urbanas, é preciso ir à Delegacia de Polícia Civil mais próxima ao local. Na estrada, procure a Polícia Rodoviária Federal e, se alguém estiver ferido ou então ocorrerem danos aos bens de terceiros, o Boletim de Ocorrência é obrigatório.
Se proteja no trânsito e cuide dos seus maiores bens: sua vida e seu carro. É muito importante estar protegido para que, caso alguma tragédia como essas aconteçam, você tenha para quem recorrer e cuidar da situação sem te dar dor de cabeça. Vem pra Operacional e converse com um de nossos especialistas para entender qual o melhor seguro automotivo para você.